A Casa do Povo da Ribeira Grande vai lançar um livro de memórias no próximo dia 16, a partir das 18h30, na igreja do Espírito Santo, na Ribeira Grande, naquele que é “um dos pontos altos das comemorações de mais um aniversário da instituição e um dos momentos mais marcantes da sua vida”, realçou Albano Melo Garcia.
O presidente da Casa do Povo da Ribeira Grande explicou que a vontade de compilar as memórias da instituição em livro “surgiu da necessidade de congregarmos informação e registos fotográficos que atravessam várias décadas e que mostram o que tem sido a ação desta na sociedade.”
Com o lançamento do “Livro de Memórias da Casa do Povo da Ribeira Grande” pretendemos também “deixar um registo para as gerações vindouras do empenho e dedicação que colocamos na defesa, salvaguarda e preservação das nossas tradições”, acrescentou o presidente da Direção.
Albano Melo Garcia relembrou que, ao longo dos anos, a Casa do Povo da Ribeira Grande “foi-se adaptando à mudança dos tempos e criou um conjunto de sinergias que lhe permitiu manter-se ativa, pujante e continuamente colaborativa, ajudando quem mais precisa, mas sem descurar a ação educativa.”
No presente, a Casa do Povo da Ribeira Grande garante várias respostas sociais, onde se destaca a oferta ao nível dos CATL’s com quatro salas em funcionamento, sendo uma delas dedicada a crianças com necessidades educativas especiais. Face à lista de espera existente, a instituição pretende abrir mais duas salas em 2023.
A Casa do Povo da Ribeira Grande tem dado outros contributos à sociedade ao longo da sua existência, como seja o apoio à prática desportiva através da abertura de várias modalidades (futebol, futsal ou voleibol, por exemplo), criação de um grupo de folclore e o desenvolvimento de várias formações (dança, corte e costura, pintura em tela, escama de peixe, folha de milho, barro ou primeiros socorros).
Ao longo deste mês, e para além do lançamento do livro, a instituição vai levar a efeitos várias atividades para celebrar o Natal. Assim, no dia 9 terá lugar a festa de Natal dos CATL’s, no dia 18 a festa do idoso e o dia 20 será de celebração pelo 20.º aniversário da abertura da primeira sala de CATL’s, com reencontro das crianças, agora adultos, que em 2002 fizeram parte da primeira turma.
